Prefeito Julio César recebe minuta de Lei do Plano Diretor de Tauá

O Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci) entregou, dia 1º de novembro, ao prefeito de Tauá Júlio César e a Secretária de Planejamento, Socorro Almeida, a minuta de lei do Plano Diretor Participativo de Desenvolvimento Urbano do município. O documento é resultado do acordo de cooperação técnica firmado em outubro de 2015.

O Plano Diretor tem como objetivo principal disciplinar o desenvolvimento municipal, garantindo qualidade de vida à população, bem como preservar e conservar os recursos hídricos, além de nortear ações do município em aspectos econômicos, sociais, físico-territoriais, ecológicos, administrativos, históricos, turísticos e culturais.

Para o diretor de Planejamento Municipal do Ideci, Fernando Mota, o plano buscará fazer com que o município se desenvolva de forma organizada, garantindo assim melhorar a qualidade de vida dos Tauaenses. “A conclusão deste trabalho é a prova cabal de que trabalhando junto aos municípios cearenses, o Estado do Ceará, por meio do Ideci, conta com todas as ferramentas para seguir firme no caminho do seu desenvolvimento”, concluiu Fernando.

O documento apresenta os resultados da análise e diagnóstico do município, bem como as diretrizes do uso e ocupação do solo e instrumentos de ordenamento, além de mapas e propostas de macrozoneamento. Até o dia 22 de novembro, o documento ficará disponível para consulta pública, ao final desse prazo serão realizados os ajustes necessários e posteriormente submetido à Câmara Municipal para votação e aprovação da Lei. O plano irá orientar o crescimento da cidade pelos próximos 10 anos.

O prefeito entende que o planejamento urbano não é uma ação para o curto prazo. A satisfação dele é saber do legado que ficará para o município. “A elaboração deste plano representa o nosso compromisso com o futuro de Tauá”, afirmou. Na oportunidade o prefeito Júlio César destacou a importância da parceria com o Instituto em prol desse instrumento de desenvolvimento urbano para a cidade.

Para chegar ao resultado apresentado, a equipe técnica do Ideci e da prefeitura municipal de Tauá, promoveu um amplo debate, através de audiências públicas, oficinas e reuniões técnicas, envolvendo a sociedade civil, organizações não governamentais, poder executivo municipal e instituições estaduais, respeitando sempre os princípios do Estatuto da Cidade.

 

Últimas Notícias

Educação em Tauá emite comunicado...

Em comunicado emitido ontem,...


Após 40 dias internado, 27 deles na...

Na luta contra a Covid-19,...


Hospital de Campanha vai começar a ser...

Na manhã de hoje, 26, o...