Fifa anuncia técnicos finalistas a melhor do mundo

Ao todo, dez treinadores concorrem ao prêmio, que será definido no dia 9 de janeiro

Nesta quarta-feira, a Fifa iniciou a fase de anúncios dos finalistas aos prêmios de melhores do mundo em 2016. Os primeiros conhecidos foram os treinadores. Dez nomes concorrem ao melhor técnico de uma equipe na temporada, entre seleções e equipes: Chris Coleman (País de Gales), Didier Deschamps (França), Pep Guardiola (Bayern de Munique / Manchester City), Jürgen Klopp (Liverpool), Luis Enrique (Barcelona), Mauricio Pochettino (Tottenham), Claudio Ranieri (Leicester City), Fernando Santos (Portugal), Diego Pablo Simeone (Atlético de Madrid) e Zinédine Zidane (Real Madrid).

O vencedor será decidido de acordo com uma combinação de critérios: 50% nos votos de capitães e treinadores de todas as seleções do mundo. A outra metade será a somada entre o voto popular (25%), além de outros 200 jornalistas que serão escolhidos em todos os seis continentes, fechando os outros 25% restantes.

A participação na Eurocopa de 2016 colocou três técnicos entre os dez finalistas: Fernando Santos, que foi campeão por Portugal, além de Deschamps (vice pela França) e Coleman, que caiu na semifinal com uma campanha inédita do País de Gales.

Além da Euro, a decisão da Liga dos Campeões também merece destaque na premiação da Fifa. Zidane, que logo em sua primeira temporada levou o Real Madrid ao título, terá como concorrente Diego Simeone, que ficou com o vice-campeonato em Milão com o Atlético de Madrid. O título inédito da Premier League com o Leicester também foi fundamental para Claudio Ranieri aparecer entre os dez finalistas.

Como forma de demonstrar a força das suas respectivas ligas, só Inglaterra e Espanha têm treinadores de clubes entre os dez finalistas. Mas vale lembrar que o Manchester City foi buscar Pep Guardiola no Bayern de Munique, e o espanhol está no início do seu trabalho na Premier.

As votações começam no próximo dia 4 de novembro e serão encerradas no dia 22. A lista com os três finalistas em cada categoria será anunciada no dia 2 de dezembro, junto com os gols concorrentes ao Prêmio Puskas. Ao todo, serão distribuídos oito troféus. Nesta terça-feira, a Fifa anunciou os concorrentes a melhor técnico de equipes femininas. Na quinta-feira, serão conhecidas as selecionadas para o prêmio de melhor jogadora do mundo. A lista com os 23 candidatos a melhor jogador do ano sairá na sexta-feira.

Prêmio da Fifa e Bola de Ouro

De 2010 a 2015, a Bola de Ouro foi organizada pela “France Football” em parceria com a Fifa, levando em conta os votos de jornalistas de várias partes do mundo e dos capitães e técnicos das seleções nacionais. Sem acordo, entidade que toma conta do futebol mundial e a revista voltarão a fazer eleições separadas.

Últimas Notícias

Reaproximação de Lula e Ciro...

A iniciativa do governador...


Governo do Ceará vai enviar projeto de...

Criado durante a pandemia...


Onze municípios recebem recursos para...

A pedido do deputado federal...


MPCE inspeciona Conselho Tutelar de...

Com o intuito de averiguar...