Secretaria da Agricultura e Embrapa estudam melhoria na ração do rebanho cearense

O secretário estadual da Agricultura e Pesca, Odilon Aguiar, e o chefe geral de ovinos e caprinos da Embrapa Sobral, Marcos Bonfim, se reuniram para discutir a melhoria na alimentação do rebanho cearense. Para isso, será feita uma análise das fezes dos animais para identificar as deficiências nutricionais.

Com essa informação, os técnicos da Embrapa – em parceria Secretaria – formularão dietas específicas com os ingredientes que os produtores têm acesso como milho, resíduo de algodão e farelo de soja. “Dessa maneira, será formulada uma alimentação balanceada para suprir as deficiências. E será possível orientar a quantidade correta por cabeça a ser distribuída diariamente para os animais”, explica Odilon.

Paralela a essa ação, e também em parceria com a Embrapa, a Secretaria está concluindo o projeto para aquisição e distribuição de mini-kits de fabricação de ração (inclusive com moinho e misturador) para distribuir estrategicamente nas associações de pequenos produtores rurais.

“Com esse kit, os pequenos produtores terão a oportunidade de, com uma pequena taxa de manutenção, fazer a mistura e terá uma ração balanceada, que aumentará a produção e a produtividade”, ressalta Augusto Souza Júnior, diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). Participaram ainda da reunião técnicos da Conab de Brasília.

 

Últimas Notícias

Educação em Tauá emite comunicado...

Em comunicado emitido ontem,...


Após 40 dias internado, 27 deles na...

Na luta contra a Covid-19,...


Hospital de Campanha vai começar a ser...

Na manhã de hoje, 26, o...