Caravana do Coração comemora 4 anos com quase 600 atendimentos médicos em um só dia

A Caravana do Coração e da Cidadania, iniciativa de caráter voluntário, promovida pela Fundação João Ricardo Silveira, e coordenada pelo médico cardiologista Ricardo Silveira, realizou domingo, dia 06 de março, mais uma de suas edições. Desta vez, o Bairro São João, na sede do município de Quixadá, foi o grande beneficiado. A organização do evento computou o total de 583 atendimentos médicos.

Participaram desta edição o Dr. Rodrigues Moraes (clínica geral), Dr. Yuri (ultrassonografista), Dr. Ednilson Filho (ginecologista), Dr. Jefferson Silveira (gastroenterologista), Dra. Enale (clínica geral), Dra. Cely (ginecologista), Dr. Ricardo Silveira (cardiologista) e Dr. Agripino (traumatologista).

Além dos médicos, também farmacêuticos, agentes de saúde, enfermeiras e outros profissionais se juntaram a ação voluntária que foi realizada na casa das Servas do Sagrado Coração de Santa Catarina Volpicelli. Além de ceder o

espaço para realização da caravana, as freiras bondosamente participaram ajudando na organização do evento.

Pag 6 - Caravana do Coração em Quixadá comemora 4 anos IMAGEM 3

Salvando vidas

Das centenas de pacientes atendidos, pelo menos quatro deles apresentavam quadros bastante graves de saúde, com risco de morte e, assim, necessitando de ajuda urgente. Os pacientes que apresentavam este quadro mais grave foram examinados, receberam medicamentos e agendaram atendimento mais exaustivo.

Onze cirurgias mais complexas, incluindo cateterismos de caráter urgente, foram marcados. Nos próximos dias, eles farão exames adicionais e receberão ajuda, no que for possível aos organizadores da caravana, para continuarem tratando seus problemas de saúde.

Este apoio pode ter feito toda a diferença na vida destas pessoas, justificando a frase que geralmente acompanha o título da ação: “Caravana do Coração e da Cidadania – Salvando e Transformando Vidas”.

Pag 6 - Caravana do Coração em Quixadá comemora 4 anos IMAGEM

Medicamentos em abundância

Os pacientes ficaram bastante surpresos com a grande quantidade de medicamentos disponibilizados pela organização da caravana, alguns dos quais são bastante caros. Todos foram oferecidos gratuitamente. Além dos medicamentos, exames de ultrassonografia e eletrocardiograma estavam disponíveis, também gratuitamente, como todo o serviço realizado na ação.

Pacientes agradecidos

Maria Aurenice Jucá Rodrigues, de 50 anos, após ter sido atendida na caravana, afirmou: “O Dr. Ricardo e a equipe da Caravana do Coração foram anjos que Deus colocou na minha vida. Só eu sei o que eles fizeram por mim”.

Aurilene Queiroz, de 38 anos, é outra paciente que se disse satisfeita com o atendimento recebido. “Como tem muitas pessoas, ainda precisamos esperar um pouco. Mas o que são esses minutos de espera aqui diante dos meses que temos de esperar pra receber o que precisamos fora daqui? Isso aqui é um sonho, um modelo que eu queria que fosse estendido pra todo mundo”, diz.

“Percebi muitos pontos positivos em relação à solidariedade, a ajuda para com as pessoas mais carentes do nosso bairro e, em especial, em relação à saúde. Hoje eu pude observar que muitas pessoas foram atendidas, jovens, crianças, idosos, e é realmente um grande trabalho”, disse a Irmã Viviane, da Congregação Servas do Sagrado Coração de Santa Catarina Volpicelli, uma das integrantes da casa cedida para realização da caravana.

Pag 6 - Caravana do Coração em Quixadá comemora 4 anos IMAGEM 4

Dr. Agripino e Dr. Ricardo Silveira

“Só tenho a agradecer a Deus por esse momento, por essa felicidade que nós estamos tendo aqui. A Caravana do Coração é sempre motivo de muita alegria para quem dela participa. Usar nosso tempo, energias, conhecimentos, recursos e dons para ajudar o próximo é a coisa mais nobre a se fazer. Espero que Deus continue abençoando esse esforço para que possamos fazer mais ainda. Agradeço de coração a todos os profissionais que se voluntariaram a ajudar nesta edição. Destaco com especial apreço a participação do Dr. Agripino, que é traumatologista de renome nacional e um médico muito respeitado. E as minhas amigas agentes de saúde, sempre bem dispostas a ajudar, o meu muito obrigado a todos vocês”.

“A Caravana do Coração e da Cidadania é uma ação voluntária, humanitária, um gesto de amor ao próximo e de gratidão, que faz parte de um projeto que desenvolvi para a vida e, consequentemente, independe de qualquer circunstância, cenário político ou dos demais projetos que tenho para o futuro. É algo que amo! Uma maneira de agradecer a Deus, aos amigos e à minha família por todo o apoio que já recebi. Portanto, com a ajuda dos amigos, ela CONTINUARÁ SENDO REALIZADA até quando Deus quiser que seja realizada”, falou Dr. Ricardo Silveira.

 

Últimas Notícias

QUIXADÁ/ELEIÇÕES 2020: Promotora...

A promotora da 6ª Zona...


Reaproximação de Lula e Ciro...

A iniciativa do governador...


Governo do Ceará vai enviar projeto de...

Criado durante a pandemia...


Onze municípios recebem recursos para...

A pedido do deputado federal...