Caravana na Trilha da Cidadania é recebida com entusiasmo em Camocim

“Nós vamos invadir as escolas do Ceará com os programas de prevenção desenvolvidos pela SPD”, disse a titular da pasta, Mirian Sobreira, entusiasmada com o sucesso de mais uma etapa da Caravana na Trilha da Cidadania. Desta vez, a ação desembarcou em Camocim, no litoral Oeste do Estado, levando informação e serviços da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas para a população da cidade e de outros quatro municípios vizinhos (Granja, Chaval, Barroquinha e Martinópole). O evento aconteceu na manhã da quinta-feira, 26, na Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa.

Perante um auditório lotado, a secretária Mirian Sobreira reiterou o foco da SPD na prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas e lembrou que o usuário é uma vítima que precisa de tratamento e a posterior reinserção na sociedade. Ela destacou a importância do cuidado com a juventude. “Daí, a nossa parceria com os municípios, onde as coisas acontecem, e a nossa presença nas escolas, implantando os programas do Sistema Integrado de Prevenção (SIP)”, disse a secretária, que aproveitou para lembrar a efetivação do programa Fortalecendo Minha Comunidade, que busca a integração entre os serviços da Rede de Atenção à Saúde e os equipamentos comunitários para formar um complexo de suporte social solidário.

A titular da SPD anunciou, ainda, articulações para o funcionamento de uma Comunidade Terapêutica (CT) para jovens em Camocim, além do apoio para a construção de uma unidade de acolhimento para o público adulto na cidade. “Na verdade, queremos levar as ações da SPD para todo o Estado e estamos abertos a parcerias no âmbito das políticas sodre drogas”, afirmou Mirian Sobreira, convocando os prefeitos cearenses a sentarem à mesa com a SPD para discutir ações efetivas nos municípios para conter o avanço das drogas, em especial junto às crianças e jovens. “A SPD está pronta a colaborar em toda essa articulação”, completou Mirian Sobreira.

Presente ao evento, a prefeita de Camocim, Monica Aguiar, discursou na ocasião, lembrando a importância dos projetos de prevenção às drogas. “É um trabalho fundamental e estamos juntos com a SPD”, enfatizou. Ela fez questão de agradecer a secretária Mirian Sobreira pelo carinho e compromisso que tem por Camocim. Além de Mônica Aguiar, também prestigiaram a passagem da Caravana pelo litoral Oeste cearense os prefeitos das cidades de Chaval e Martinópole, respectivamente, Pacheco Neto e James Bel.

Na oportunidade, todos os mandatários municipais assinaram termo que estabelece a cooperação entre a SPD e as respectivas prefeituras para a execução de ações que visem apoiar projetos e iniciativas a fim de reduzir os fatores de risco e fortalecer fatores de proteção relacionados ao uso de drogas. Outras autoridades presentes ao evento foram o presidente da Câmara de Vereadores de Camocim, Emanoel Vieira; a representante da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Andreia Leite; e o presidente da União dos vereadores do Ceará (UVC), César Veras; além de secretários municipais, vereadores e membros da comunidade camocinense e de cidades vizinhas. Andreia Leite fez questão de parabenizar a secretária Mirian Sobreira e sua equipe na SPD. “Vocês estão fazendo acontecer as políticas sobre drogas no Ceará”, ressaltou.

A programação em Camocim envolveu, ainda, depoimentos emocionados de estudantes, professores e pais que participam dos projetos de prevenção da SPD na cidade, a realização de rodas de conversa com profissionais de saúde, educação e assistência social para o incentivo à criação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compod) nos diversos municípios que compõem a macrorregião Litoral Oeste, exposição de fotos e cartazes sobre momentos dos programas de prevenção do SIP, a operação da Unidade Móvel da SPD e a divulgação do ‘PossoAjudar’, aplicativo acessível por telefone celular.

A parte artístico-cultural da Caravana ficou por conta da apresentação do Grupo Harmonia do Saber, formado por crianças e jovens da Escola Eduardo Normândio, de Camocim. Eles deram um show de afinação e animação, levantando o público presente à Escola Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa. Ao final do evento, o grupo cantou a música “A Grande Família”, composição do sambista Dudu Nobre, numa forma de demonstrar o espírito de união e o compromisso de todos os presentes com a prevenção às drogas.

 

Últimas Notícias

QUIXADÁ/ELEIÇÕES 2020: Promotora...

A promotora da 6ª Zona...


Reaproximação de Lula e Ciro...

A iniciativa do governador...


Governo do Ceará vai enviar projeto de...

Criado durante a pandemia...


Onze municípios recebem recursos para...

A pedido do deputado federal...