Seminário do TCM reúne 15 municípios em Crateús

Foi realizado nos dias 10 e 11 de novembro, no auditório do CREA, na cidade de Crateús, mais um Seminário Capacidades, promovido pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) através do IESWA – Instituto Escola Superior Waldemar Alcântara, presidido pelo conselheiro Domingos Filho, que realizou a abertura do seminário.

O “Capacidades” é o programa educacional destinado a capacitação para gestores e servidores, estudantes e população em geral. O objetivo é auxiliar as administrações públicas municipais na obtenção de melhores resultados dentro da prestação de serviços públicos, bem como reduzir a possibilidade de irregularidades por falta de preparo técnico, além de estimular a participação da sociedade no acompanhamento dos gastos governamentais.

A programação foi composta de cursos cujo conteúdo foi definido em função de pesquisa prévia que identificou as maiores necessidades do público-alvo. Com vistas às eleições municipais do próximo ano, foi incluído, também, material com orientações voltadas para procedimentos de transição de governo.

Parceiros
O TCM promove o “Capacidades” por meio do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (IESWA) e conta com os seguintes parceiros institucionais: Tribunal de Contas da União; Controladoria Geral da União Regional do Ceará; Assembleia Legislativa do Ceará / Universidade do Parlamento do Ceará (Unipace); Tribunal de Contas do Estado do Ceará / Instituto Plácido Castelo (IPC); Ministério Público Federal; Ministério Público Estadual / Escola Superior do Ministério Público (ESMP); Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará / Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP); Secretaria das Cidades do Estado do Ceará / Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci); Secretaria da Fazenda do Ceará; Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC); Conselho Regional de Contabilidade; Conselho Regional de Administração do Ceará; e SEBRAE/CE.

Municípios participantes
O Programa Capacidades reuniu gestores, ordenadores e servidores públicos de 15 municípios da região dos Sertões de Crateús e Inhamuns (Aiuaba, Ararendá, Arneiroz, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Poranga, Quiterianópolis, Tamboril e Tauá).

Pag 6 - Seminário do TCM reúne 15 municípios em Crateús IMAGEM 2

Entrevista
Durante entrevista, o Presidente do IESWA, conselheiro Domingos Filho, fez um balanço positivo dos seminários que estão sendo realizados em todas as regiões do Estado do Ceará e “sempre com uma grande presença dos gestores, servidores, estudantes e comunidade em geral, interessada em obter conhecimento sobre o funcionamento da máquina pública”.

Domingos Filho aproveitou para agradecer e destacar a importância da capacitação que o TCM está proporcionando aos gestores. “Nosso objetivo é contribuir para que as administrações cometam menos erros na hora de prestar contas”.

O seminário teve o comando do conselheiro do TCM e presidente do IESWA, Domingos Aguiar Filho, com participação de Dr. Mauro Soares (Prefeito de Crateús), João de Deus (Pres. da Câmara de Crateús), Deputados Carlos Felipe e Odilon Aguiar, Dra. Maria do Socorro Brito (Coordenadora do MPE e Promotora de Justiça), Dr. Luciano Tonet (Promotor de Justiça de Instância Especial), Dr. Rogerio Ferreira Correia (Auditor Federal do TCU), Sr. Rubens Cesar Parente (Diretor da 5ª Inspetoria de Controle externo do TCE).

Últimas Notícias

Ordem de serviço de pista de atletismo...

A população de Caucaia,...


Câmara Municipal de Quixadá se reune...

Desde março deste ano que...


Câmara Municipal de Camocim aprova...

A Câmara Municipal de...