117 municípios ainda não atingiram a meta na vacinação contra o HPV

O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, está convocando os 117 municípios que ainda não cumpriram a meta de vacinação das meninas de 9 a 11 anos de idade contra o papilomavírus humano (HPV) a intensificar as ações de imunização nas escolas, antes do encerramento das aulas do ano letivo.

Essa foi uma das estratégias usadas pelos 67 municípios cearenses que já cumpriram a meta de cobertura vacinal de 80%, estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado Ana Vilma Leite, falou da importância de se tomar a vacina.

Em todo o Estado a cobertura está em 62,67% da população de 238.818 meninas de 9 a 11, com 149.658 doses aplicadas. A vacina HPV faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e está disponível nas ações de rotina das unidades básicas de saúde desde março do ano passado, quando passaram a ser vacinadas meninas de 11 a 13.

Devem ser também vacinadas de maneira diferenciada as mulheres de 9 a 26 anos de idade vivendo com HIV. Com a segunda dose devem ser vacinadas as adolescentes que já completaram 14 anos e já receberam a primeira dose, além das mulheres que receberam a primeira dose há mais de seis meses. Em 2014 o Ceará vacinou 267.886 meninas de 11 a 14 anos com a primeira dose, registrando a maior cobertura do Brasil, com 98,8% do público prioritário vacinado. A partir de 2016, serão vacinadas meninas de 9 anos de idade.

Últimas Notícias

Prefeitura de Tauá deve retomar obras...

A Prefeitura Municipal de...


Simão Pedro vai a Brasília em busca...

O ex-prefeito, Simão Pedro,...


Prefeita de Icó Laís Nunes e equipe...

A prefeita Laís Nunes,...