Deputado Naumi Amorim propõe programa de combate a evasão escolar

Deputado Naumi Amorim

A evasão escolar é considerada um problema sério da escola brasileira, atingindo principalmente as famílias carentes.  O Brasil tem a 3ª maior taxa entre países pesquisados de acordo com o Relatório de Desenvolvimento de 2012. As causas mais freqüentes para explicar o fato são: necessidade de trabalhar para ajudar a família, dificuldades de aprendizagem, repetência, desestruturação familiar e violência.

Preocupado com o tema, o deputado estadual Naumi Amorim deu entrada em um Projeto de Indicação junto a Assembléia Legislativa que propõe um “Programa de Combate a evasão escolar no âmbito do Estado do Ceará”. Segundo o deputado, é necessário criar mecanismos para que o aluno seja monitorado em sua freqüência.

“Reconheço os esforços empreendidos pela Secretaria da Educação Básica do Estado no sentido de garantir educação de qualidade, mas o nosso projeto propõe ação integrada, intersetorial e articulada de várias instituições, profissionais da educação, comunidade, pais e alunos, como o objetivo de enfrentar as situações de evasão escolar”, afirma.

De acordo com o programa proposto pelo deputado, a Secretaria Básica de Educação deverá criar o sistema estadual de acompanhamento da evasão das escolas públicas estaduais, a partir da notificação obrigatória de aluno ausente, além de mapear as causas e os casos de evasão e definir ações observando as necessidades específicas e características de diferentes regiões do Estado de forma a reintegrar o aluno à comunidade escolar.

O sistema de acompanhamento deverá, ainda, controlar a freqüência na escola, preferencialmente, dos alunos em situação de risco e os que são atendidos pelo Conselho Tutelar, pela Vara da Infância e da Juventude ou que sejam beneficiados por programas sociais vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social. Com isso, queremos motivar os alunos para o processo de aprendizagem, estimular a convivência, solidariedade e respeito.

 

 

Últimas Notícias

Educação em Tauá emite comunicado...

Em comunicado emitido ontem,...


Após 40 dias internado, 27 deles na...

Na luta contra a Covid-19,...


Hospital de Campanha vai começar a ser...

Na manhã de hoje, 26, o...