Domingos Neto é palestrante no I Encontro Interamericano de Jovens Legisladores

O deputado Domingos Neto foi convidado pelo Congresso da República del Peru para participar do “Premier Encuentro Interamericano de Jovienes Parlamentares”. 
O cearense será o único palestrante brasileiro no evento que acontece de 25 de junho a 27 de junho, na cidade de Lima, no Peru, e reúne parlamentares, de até 40 anos, das Américas e do Caribe. Domingos Neto participa do painel Como se pode inovar para identificar mecanismos e ferramentas mais adequadas e eficientes que permitam interagir com os cidadãos, os meios de comunicação e os formadores de opinião. Mediado pela Diretora de Democracia e Desenvolvimento Internacional, Elaine Ford, o painel, o terceiro do Encontro, tem ainda a participação de Rubén Gallego, congressista da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, John Burchett, Diretor de Políticas e Assuntos Governamentais para os Estados, América Latina e Canadá do Google, Júlio Cesar Herrero, professor da Universidade José Cela, de Madri,   e Ester Vargas Especialista em comunicação digital e mídias sociais.
O objetivo do evento é gerar um espaço de diálogo político e de diplomacia parlamentar, na qual jovens legisladores discutam, analisem e identifiquem novas ferramentas que permitam, a curto e médio prazo, reverter a atual insatisfação dos cidadãos no que se refere ao trabalho legislativo. Segundo os organizadores, o encontro pretende ainda estimular ações concretas que contribuam para melhorar a relação entre o eleitor e os seus representantes políticos.  
Com o apoio técnico e financeiro da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina CAF, o encontro reúne além de parlamentares de diferentes partidos representantes de fóruns, organismos interparlamentares, redes parlamentares e redes sociais. Domingos Neto participa ainda de um debate sobre Redes Sociais, Parlamento Aberto e Participação Política com representantes da Agência Oficial Andina, do Borde Político – Rede Social Especializada no Poder Legislativo do México, do You Tube, do Twitter e do Facebook.
Em abril, Domingos Neto fez palestra sobre Inovações Democráticas na VII Cúpula das Américas, realizada no Panamá, que reuniu 34 países membros da Organização dos Estados Americanos e colocou no mesmo evento os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama e de Cuba, Raul Castro. Para Domingos Neto há na sociedade brasileira uma visão equivocada de que os jovens não se interessam por política. Ele cita a pesquisa do IBASE e Instituto Polis “Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas”  apontando que 28,1%  dos jovens entrevistados faziam parte de algum grupo; 85,8%  afirmaram se informar sobre o que acontece no mundo; 89%  acreditam que as pessoas devem se unir para defender seus interesses; 85%  disseram que é preciso abrir canais de diálogo entre cidadãos e governo. A pesquisa ouviu oito mil jovens em 07 regiões metropolitanas brasileiras. 
Na opinião de Domingos Neto, a política brasileira hoje e, coincidentemente a dos países da América, passa por uma transição de gerações. O número de jovens no Parlamento cresceu muito. De uma legislatura para outra foi possível perceber a diferença. “Nós queremos que essa transição seja planejada, que seja possível pensar ações em conjunto, principalmente em relação a inovações democráticas e utilização de novos meios de comunicação que aproximam o eleitorado do representante”, afirmou Domingos Neto, acrescentando que esta é sua expectativa em relação ao Encontro.

Últimas Notícias

Domingos Filho reúne base política em...

Saindo um pouco do que de...


Eleitos os melhores prefeitos do Ceará...

Escolhidos há pouco, em...


Governo do Estado anula Eleição da...

A eleição para escolha da...


SINDGUARDAS e Guarda Municipal de Boa...

Ontem segunda-feira, 11, o...