Domingos Neto debate reforma política com vereadores

A Bancada do Ceará na Câmara Federal reuniu-se na tarde de hoje, 21, em Brasília, com uma representação de vereadores para tratar da reforma política. O encontro foi solicitado pelo presidente da União dos Vereadores do Ceará, César Veras, e contou também com a participação do Presidente da UVB, Gilson Conzatti.  
Na ocasião, o deputado Domingos Neto, Líder do PROS, fez uma exposição sobre os pontos da reforma política que será votada na próxima semana na Câmara dos Deputados. O presidente Eduardo Cunha, da Câmara dos Deputados estabeleceu a manhã de terça-feira, dia 26, como data limite para votação do parecer do relator da reforma, deputado Marcelo Castro, na Comissão Especial que analisa às PECs relativas ao tema – 182/07, 344/13, 352/13 e mais 161 iniciativas apensadas. Se não houver consenso na Comissão, o Presidente da Casa afirmou que votará a matéria em plenário já na sessão de terça-feira.
Em reunião do Colégio de Líderes, foi estabelecido um acordo de procedimentos para a votação, no caso da Comissão Especial não conseguir votar o relatório, com uma ordem para os temas explicou Domingos Neto. O primeiro ponto a ser votado será o Sistema Eleitoral, com três propostas: Distritão, Lista e Distrital Misto. Se nenhuma proposta obtiver os 308 votos necessários para aprovação, a Câmara considerará que a opção é pelo modelo atual de voto proporcional. Em seguida, serão votados forma de financiamento, fim da reeleição, tempo de mandatos, coincidências das eleições, cotas para mulheres, clausula de desempenho e fim das coligações.
Presidente da UVC, eleito em 30 de abril, o vereador César Veras disse que a entidade é contra a proposta de mandato tampão em qualquer época, seja em 2016, como previsto inicialmente ou em 2020, outra opção aventada para possibilitar a coincidência de mandatos em 2022. Os vereadores, afirmou César, também são contrários à proposta de voto distrital para municípios com mais de 200 mil habitantes aprovada no Senado, que no Ceará só atingiria Fortaleza, Juazeiro do Norte e Caucaia. Domingos Neto informou ainda que a semana  não terá nenhuma outra matéria em pauta na Câmara dos Deputados, “só a Reforma Política”. Participou da reunião o vereador Felipe Viana, de Tauá, Procurador da UVC e membro da Comissão da Reforma Política da UVB e uma comitiva de  vereadores da Câmara de Fortaleza.

Últimas Notícias

Domingos Filho reúne base política em...

Saindo um pouco do que de...


Eleitos os melhores prefeitos do Ceará...

Escolhidos há pouco, em...


Governo do Estado anula Eleição da...

A eleição para escolha da...


SINDGUARDAS e Guarda Municipal de Boa...

Ontem segunda-feira, 11, o...