Domingos Filho afirma que novos municípios não terão aumento de gastos

O vice-governador do Estado do Ceará, Domingos Filho (PMDB), defendeu, na manhã deste sábado (25) em entrevista à Rádio Verdes Mares, que municípios criados por emancipação não devem aumentar seus gastos, apesar da criação de novos tributos e de novas máquinas públicas. “Nós temos a Lei de Responsabilidade Fiscal que já estabelece o limite de gastos, a Constituição Federal que já estabelece o limite de gastos com o poder legislativo, com educação, com a saúde”, ressaltou.
Domingos Filho também destacou que a criação de novos municípios no Ceará é importante para que a população possa cobrar mais de perto o serviço público, e a escolha também é benéfica ao município-mãe, já que este deixa de cumprir despesas públicas com a região emancipada.

Caso seja aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Roussef, a Medida Provisória 416/2008, que devolve às assembleias legislativas o direito de legislar sobre a criação de novos municípios, 30 distritos poderão realizar pebliscitos sobre emancipação.

Desde 2009, a Assembleia Legislativa cearense já aprovou Lei Complementar Estadual, de autoria do então deputado e atual vice-governador, Domingos Filho (PMDB), que tratava da criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios no Estado. Com isso, 30 dos 45 pedidos de emancipação já foram aprovados pela Casa.

Últimas Notícias

Domingos Neto reúne 30 prefeitos em...

Trinta municípios cearenses...


Boa Viagem projeta Centro de...

Na tarde de ontem, 08, a...


CANINDÉ: Prefeitura pretende...

O Secretário de Finanças...


Prefeitura de Boa Viagem avança na...

A prefeitura municipal de...