2014 – Lula esta ou não em campanha

Os operários do Maracanã receberam uma visita inesperada na manhã desta quinta-feira. Ao lado de Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, e do vice-governador e coordenador de infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva apareceu nas obras de reforma do estádio por volta das 7h15m e pegou todos de surpresa. Amante do futebol, ele aproveitou uma passagem pela cidade e foi ver como está o palco da final da Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo de 2014.
lula maracanã (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)Lula fala com os operários do Maracanã na manhã desta quinta-feira (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
A presença do ex-presidente praticamente parou a obra. Ovacionado, Lula discursou para os trabalhadores e lembrou da pequena greve realizada no último dia 18. Além disso, afirmou que irá ao jogo de reabertura do estádio dia 2 de junho (Brasil x Inglaterra), bater palmas não só para a seleção brasileira, mas também para os trabalhadores que construíram o estádio.
– Eu vou ser muito rápido. Primeiro queria agradecer ao governador Sérgio Cabral, a vocês e aos empresários que tocam essa obra. Nós estamos vivendo um momento novo no Brasil. Em 1979, eu fui chamado a Belo Horizonte por conta de uma greve na construção civil quando morreu um operário. Naquele tempo, os trabalhadores não eram bem tratados. Nós evoluímos muito. Fiquei sabendo que o governador fez uma reunião com o Sindicato e parte daquilo que vocês estavam reivindicando foi atendido. Nós vivemos em um momento em que não é proibido pedir e reivindicar. Nós conquistamos o direito de andar de cabeça erguida nesse país. Agora, nós governantes temos que compreender que a democracia será consolidada quando os trabalhadores tiverem um padrão de vida decente e digno. Hoje, vim aqui olhar na cara de vocês e dizer que na estreia estarei aqui e não irei bater palma apenas para a seleção brasileira, mas também para os trabalhadores. O Maracanã não é um estádio, é uma casa de espetáculo e precisa ser feita com carinho. Saiu daqui convencido que nós estaremos aqui em junho. Que Deus abençoe vocês.
Lula e sergio cabral visitam obras do estádio do Maracanã (Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)Lula e Sérgio Cabral visitam as obras do estádio do Maracanã (Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula)
Atualmente, o Maracanã passa pela fase de instalação das cadeiras e da lona da cobertura. O estádio já tem cerca de 10 mil assentos nas arquibancandas e, visivelmente, quase 25% da lona superior colocada. De acordo com a última medição oficial do consórcio responsável pela construção, o projeto está 80% concluído.
O primeiro jogo confirmado no Maracanã é o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho. Na Copa das Confederações, o estádio receberá México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a decisão em 30 de junho.

Últimas Notícias