Empossada nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Presidente José Albuquerque diz que segunda-feira começa a se reunir para discutir temas urgentes da Casa
Durante a posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, realizada ontem, o novo presidente da Casa, José Albuquerque (PSB), informou que já na segunda-feira fará uma reunião com os membros da Mesa para discutir as presidências das comissões permanentes e o ofício enviado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informando da cassação do deputado Carlomano Marques (PMDB).

Presidida pelo deputado José Sarto (PSB), que estava na presidência há um mês, a posse da nova Mesa Diretora da Assembleia contou com a presença do governador Cid Gomes e outras autoridades do Estado FOTO: JOSÉ LEOMAR

O presidente disse que ainda não teve acesso ao ofício, afirmando que a primeira providência que a Casa tomará será enviar a decisão do TRE à Procuradoria da Casa. Apesar de o Tribunal pedir o afastamento imediato de Carlomano Marques, José Albuquerque ponderou que isso ainda será analisado pela Procuradoria e pela Mesa Diretora. Carlomano Marques não compareceu ao evento de posse, que contou com a presença de 44 dos 46 deputados.
A posse dos membros da Mesa durou apenas meia hora. Antes, foi realizada uma missa em ação de graças que contou com a participação de várias autoridades, dentre elas o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ex-presidente da Assembleia. O governador Cid Gomes também prestigiou a cerimônia de posse, presidida pelo deputado José Sarto (PSB), que ficou na presidência no último mês.
Único ao discursar durante a posse, José Albuquerque ressaltou que sua principal bandeira será garantir a Refinaria Premium II para o Ceará e destacou que pretende fazer uma administração transparente. Ele prometeu abrir as portas da Casa para audiências públicas em que este tema seja debatido, com a participação de representantes do Governo Federal, da bancada cearense no Congresso Nacional e de especialistas que acompanham o assunto.
Refinaria
“O compromisso firmado pelo ex-presidente Lula e pela presidente Dilma tem que ser honrado pela Petrobras. Vamos nos empenhar para assegurar esta grande conquista para a população cearense, que gerará na fase de construção e implantação 30 mil empregos diretos e 90 mil no total, entre indiretos e diretos”, salientou.
Conforme o deputado, a refinaria trará ainda um incremento de 45% no Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, com investimentos da ordem de R$ 11 bilhões. “É preciso lembrar que a Siderúrgica saiu depois de muita luta, muita briga, muito conflito”, alertou, defendendo a necessidade de estar permanentemente em busca de soluções que amenizem as carências do Estado.
Além da luta para garantir a refinaria, José Albuquerque assegurou que o tema seca receberá também atenção especial, tendo em vista que o Estado passa pela pior seca dos últimos 50 anos, conforme destacou. O tema foi motivo de debates na tribuna da Assembleia ao longo de 2012 e, já este ano, alguns prefeitos procuraram a Casa externando preocupação com a possibilidade de mais um período de estiagem.
Sobre os projetos para a Assembleia, José Albuquerque asseverou que fará modernizações, ampliações e manutenções necessárias à melhoria do funcionamento da Casa, em todos os seus setores, prometendo ainda aprofundar as políticas de valorização dos servidores do Legislativo estadual. “Como instituição republicana, atuaremos de forma independente, porém harmoniosa, com o Executivo e o Judiciário, colaborando no que for possível para o crescimento desses poderes e do nosso estado”, pontuou.
Comissões
José Albuquerque comprometeu-se também em aproximar a Assembleia da sociedade civil, dando atenção ainda ao trabalho das comissões técnicas e dos órgãos de assessoramento da Casa. “No gabinete de trabalho, a porta estará sempre aberta às boas ideias, aos bons propósitos, aos apoios e críticas”, declarou. O deputado não poupou elogios ao Governo do Estado. Segundo José Albuquerque, sob o comando da atual administração, o Ceará está “modernizando-se e preparando-se para o futuro”.
Na próxima terça-feira, será instalada a 3ª sessão legislativa. O governador Cid Gomes já adiantou que não deverá comparecer. Ficará ao cargo do secretário de Planejamento, Eduardo Diogo, a leitura da mensagem governamental, tratando das ações do Executivo previstas para serem implantadas este ano. 

Últimas Notícias

Reaproximação de Lula e Ciro...

A iniciativa do governador...


Governo do Ceará vai enviar projeto de...

Criado durante a pandemia...


Onze municípios recebem recursos para...

A pedido do deputado federal...


MPCE inspeciona Conselho Tutelar de...

Com o intuito de averiguar...