Expedito Júnior tem consolidada sua pré-candidatura a prefeito em Tauá pelo PSDB

Dr. Expedito Leopoldo de Oliveira Junior é filho de Expedito Leopoldo de Oliveira (Expedito Laurindo) e Maria Martins de Oliveira (Marieta). Expedito Laurindo e Marieta tiveram 19 filhos, dos quais 13 sobreviveram. Seus filhos Verônica, Armando, Ana Emília, Tânia Maria, Reginaldo, Sílvia, Helvécio, Randolfo, Vanusa, Márcia, Patrícia, Vivianny e Expedito Jr, que este último interessou-se pela política tauaense como seu pai.

Expedito Júnior, desde jovem foi orientado e amparado pelo líder e grande amigo do seu pai, ex-Deputado Júlio Rêgo, onde mudou-se para Fortaleza, para concluir seus estudos. Para muitos, por ser de origem humilde, Expedito Jr surpreendeu por sua capacidade, tanto nos estudos como profissional. No inicio passou noites em claro e o dia no estudo para acompanhar seus colegas da capital, só parava para comer e dormir. “Graças a Deus, o esforço valeu à pena, porquanto fui recompensado com a minha aprovação nos vestibulares de Direito da Universidade Federal do Ceará e da UNIFOR, os únicos existentes à época (1990)”.

INDEPENDÊNCIA 

Buscando a sua independência (ressalvada a sua gratidão), por não querer depender dos amigos políticos de seu pai, já no ano anterior, em 1989, foi aprovado no concurso do TRT do Ceará, para o cargo de Operador Judiciário, todavia, muito bem remunerado, sem se quer saber o que era TRT naquela época, e concorreu para o cargo de primeiro grau porque não tinha terminado ainda o segundo grau, à época.

Já cursando Direito na UFC, prestou concurso para o TRT de Alagoas para Técnico Judiciário (à época atendente judiciário), tomando posse em agosto de 92. Antes de se formar, no final de 1995, pela Universidade Federal de Alagoas fora aprovado nos concursos de Analista Judiciário do TRT do Ceará e do TRE de Alagoas e ainda foi aprovado no concurso de Oficial de Justiça Avaliador Federal do TRT de Alagoas. Lembra, emocionado, da presença na sua formatura em Maceió de amigos como Dr. Júlio. E verbera: “Veja a humildade, o zelo e a consideração de Júlio Rego pelos seus amigos, à época Júlio Rêgo era o homem de maior prestígio na política cearense, junto com Ciro Gomes e Tasso Jereissati, e fez questão de comparecer em outro Estado, inclusive levando consigo amigos do formando (um simples formando)”. 

ÊXITO E EXPERIÊNCIA NA PROFISSÃO

            Dr. Expedito é um servidor de muito destaque no Judiciário Federal do Trabalho, gozando de grande reconhecimento e prestígio nos Tribunais do Trabalho em todo o Brasil. Nos quase 20 anos de serviços prestados ao TRT da 19ª Região, foi destaque na atividade processual, prestando assessoramento a Desembargadores na elaboração de votos.

Com muita competência, outrossim, atuou na atividade meio do Tribunal, que é a atividade administrativa, que cuida da máquina, da gestão do Tribunal, alcançando o cargo máximo na estrutura administrativa do Judiciário Federal (inclusive nos tribunais superiores, a exemplo do supremo Tribunal Federal) que é a de Secretário-Geral, cumulando também a função de Ordenador de Despesas. No exercício dessas funções foi responsável por todo o orçamento do Tribunal, desde o pagamento de servidores e magistrados a aquisição de material de consumo e de manutenção e execução de grandes obras, como exemplo, prédios das Varas Trabalhistas e Edifício do Tribunal. Ressalte-se que no desempenho, costumeiramente se deslocava a Brasília em Busca de Recursos no congresso e no Tribunal Superior do Trabalho.

Sempre voltado ao aperfeiçoamento profissional, em vista de melhor servir aos jurisdicionados, incontáveis os cursos de Gestão no serviço público que participou, nunca abandonou o estudo da Ciência Jurídica, dando ênfase ao Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e ao Direito Administrativo, províncias mais afetas às suas funções públicas.

Por fim, exerceu a função de Curador do Memorial da Justiça do Trabalho em Alagoas, reconhecidamente, um dos maiores e melhores museus da Justiça no Brasil em face dos prêmios que já recebeu.

Todo esse reconhecimento alcançado no Judiciário Trabalhista, ressalta, deveu-se à confiança que recebeu de um grande baiano, o Desembargador-Federal Jorge Bastos da Nova Moreira, ex-presidente e Presidente do TRT da 19ª Região. A ele desejou sua eterna gratidão.

A TRADIÇÃO POLÍTICA

A verdade é que a política está no sangue do Dr. Expedito Junior, porque seu pai, Expedito Laurindo participou ativamente da política tauaense por mais de 60 anos.

Expedito Laurindo foi figura de proa nesse período, homem dos mais combativos e importantes durante o domínio do grande líder Joel Marques na política de Tauá e dos Inhamuns. O domínio de Joel Marques teve início em 1928 e perdurou até 1972. Joel foi prefeito de Tauá, deputado estadual, conselheiro do tribunal de contas do município, e elegeu praticamente todos os prefeitos nesse período, sendo Expedito Laurindo homem de destaque nessas disputas.

Dr. Expedito pontua que seu pai “não estava na ribalta, mas, sem nenhuma dúvida, figurava com destaque no proscênio da política de Tauá, desde quando era um dos principais apoiadores (cabo eleitoral) de Joel Marques, fato, inclusive, registrado em livro lançado por Luiz Marques (ex-deputado federal e ex-prefeito de Fortaleza), sobre a vida de seu pai, Joel”.

Expedito Laurindo também foi grande amigo e um dos maiores apoiadores do grande homem, da legenda médica e política de Tauá e dos Inhamuns, Dr. Alberto Feitosa Lima. “Dr Alberto: grande homem, médico humanista, simples, humilde, caridoso, verdadeiro amigo dos pobres, político honesto, que não fazia distinção de um homem pela sua cor ou pelos recursos financeiros. Exemplo a ser seguido, mas muito difícil de ser alcançado. Cedo nos deixou, causando grande comoção em toda a população tauaense, que ainda hoje dele não esquece. É eterno, porque só acumulou as riquezas no céu, onde as traças não roem, onde os ladrões não arrobam, nem roubam, porque onde está a sua riqueza aí estará o seu coração, como nos ensina Jesus Cristo“ fala Expedito Jr.

Expedito Laurindo foi amigo leal e homem de frente do ex-deputado Júlio Gonçalves Rêgo, mais uma lenda da política tauaense, dos Inhamuns e do Ceará. Dr. Júlio Rego foi tudo na política de Tauá e do Ceará, por quase quatro décadas, vida política coroada de vitórias, tendo sempre Expedito Laurindo ao seu lado.

“Ao grande Líder tauaense de todos os tempos (em conjunto com Joel Marques e Dr. Alberto Feitosa), ao nosso querido Dr. Júlio, a minha eterna gratidão, por mim, pela minha família e pelos muitos e muitos tauaenses que o senhor encaminhou amparando e aconselhando.” Expedito Júnior.

Expedito Laurindo, também sempre apoiou o deputado Idemar Citó na sua extensa e vitoriosa carreira política. Também atuou politicamente por mais de 30 anos ao lado do líder político e ex-prefeito Dr. José Lima e nos últimos pleitos acompanhou e votou para vereador e para prefeito. “Sempre enfatizei para Dr. Ronaldo Cesar que votava nele, mas que naquele momento estava sem chefe político”, fato este que Dr. Ronaldo tem orgulho de relatar aos seus amigos e correligionários de ter recebido o apoio de Expedito Leopoldo.

Expedito Laurindo, foi um homem simples, de poucos recursos financeiros, mas de um incomensurável valor, uma reserva moral de Tauá, homem honesto, tendo ajudado e amparado a muitos tauaenses, de uma conduta social irreparável e leal aos amigos e aos seus líderes políticos (Joel Marques, Dr. Alberto Feitosa e Dr. Júlio Rego).

            Dr. Expedito Júnior sem nenhuma dúvida e sem maiores tergiversações segue a linha do seu pai.

VALORES MORAIS

O que o homem mais deve valorizar em vida é a gratidão. A gratidão é algo eterno, é uma dívida que nunca se paga, que nunca se salda, em que o devedor vive em constante débito em relação ao credor. O homem não pode ser orgulhoso a ponto de não perdoar, deve perdoar setenta vezes sete como ensinava Jesus Cristo. E deve ser humilde para não esquecer as suas origens, o seu passado, por mais penoso e insalubre que ele seja.

“Graças a Deus, tenho orgulho e quero dizer isso aos meus filhos – de que a minha mãe, a avó deles, exercera o cargo de merendeira em colégio em Tauá, que estudou e se formou como professora e chegou ao cargo de Diretora de escola pública, que é aposentada pelo Município e pelo Estado, que a avó deles foi o maior exemplo pra mim”.

FAMÍLIA

Expedito Júnior é casado com a Médica Dermatologista, pela Universidade Federal de Pernambuco, Cibele Quental Callou de Oliveira, que é natural de Barbalha-CE, trineta do Coronel Gregório Pereira Pinto Callou, chefe político e primeiro intendente-Prefeito de Barbalha (em 1876), bisneta do Coronel José Pereira Pinto Callou, o maior potentado em terras do cariri e chefe político de Barbalha; neta do legendário medico caririense, chefe político e ex-prefeito de Barbalha, Dr. Lirio Callou (considerado por muitos o homem do século XX de Barbalha), homem de mais de 2.500 afilhados (dentre estes podemos citar: ex-Senadores Reginaldo Duarte (Ceará), Mansueto Lavor (Pernambuco), Padre Murilo Sá Barreto (o vigário do nordeste) e o Jornalista Edilmar Norões. Dra. Cibele é filha do Engenheiro Dr. Heraldo Callou e da arquiteta Dra. Solange Quental Callou, professores universitários e grandes empresários da construção civil e do mercado imobiliário caririense.

De registrar ainda que a Dra. Cibele pertence a uma família de médicos, de quatro irmãs, além da Dra. Cibele, Dra. Emanuella Quental Callou de Sá, Dra. Aline Quental Callou e Denise cursando o terceiro ano de medicina. Dezenas de tios e primos são médicos nas mais diversas especialidades.

O casal tem dois filhos, João Filipe e Maria Clara que segundo Expedito Junior, serão criados como foram criados ele e sua esposa, de acordo com os ensinamentos cristãos.

TAUÁ

Tauaense nato, muito conhecido e querido, devota um amor indescritível
pela sua cidade e pelo seu povo, principalmente pelos mais humildes. Homem vitorioso em todos os aspectos da vida, mas que não esqueceu as suas origens. Continua simples, humilde, amigo dos seus amigos, independentemente de política; acima de tudo, solidário a todos que lhe procuram, respeitador e fino no trato social.

“Sem querer ser tautológico e repetitivo, nessa frase, quero melhorar a vida dos meus conterrâneos, quero que eles tenham a mesma oportunidade que eu tive, quero que eles estudem, que tenham a oportunidade de estudo, mas com qualidade, que sejam incentivados a estudar, que não sejam abandonados no tocante à educação, que isto não lhes seja sonegado, para que eles não virem um pedinte, como diz o cancioneiro popular, ‘Mas Dr. uma esmola para um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão’. É preciso que o Administrador coloque todos os dias na cabeça do jovem a importância do estudo na sua vida, como se lhe dissesse a todo momento que por meio dos estudos tudo ele pode alcançar”.

Uma das iniciativas que todos deveriam ter como gestor municipal de Tauá, seria melhorar os serviços de saúde, que não funcionam bem, no momento em que a medicina virou artigo de comércio como outro qualquer, onde só tem acesso a esse serviço quem dispõe de R$ 100,00 (cem reais) ou mais para pagar uma simples consulta. Se o Serviço Público de Saúde não funciona, as pessoas têm que recorrer ao serviço privado. E aí a consequência desse descaso é que as pessoas mais carentes têm esse direito básico sonegado, direito básico de todo cidadão, que é a Saúde e que o Administrador não pode negar.

O governo Municipal não dá cumprimento aos programas de governo demonstrando omissão e descuido com o seu povo, quando bem se sabe que muitos recursos chegam a Tauá para a implementação das políticas de governo.

Um Exemplo: que há poucos dias, a mãe de um jovem procurou o Conselho Tutelar em busca de ajuda, não obteve nenhum auxílio. Alguns dias depois o jovem não amparado foi preso.

Outro fato, uma humilde e zelosa mãe demandou ao CAPS em busca de ajuda a um filho. O CAPS nada fez, não tomou nenhuma providência. A consequência funesta, seu filho dias depois caiu num bueiro e morreu.

A omissão das autoridades municipais na execução de alguns programas tem causado grandes prejuízos, muitas vezes prejuízos irreparáveis para o humilde povo de Tauá, que é quem mais sofre com a violência, com a proliferação das drogas e da prostituição. A população sofre como um todo diante dessa falta de compromisso, mas quem mais sofre são as famílias cujos filhos são tragados pelas drogas, pela prostituição e pelo mundo do crime.

OPOSICIONISTA INDEPENDENTE E HISTÓRICO

A omissão decorre pura e simplesmente do domínio político sucessivo de um mesmo grupo político por tanto tempo que cansa, se exaure, e naturalmente se acomoda no poder.

“A centralização de tanto poder, por tanto tempo na mão de um só grupo político, que tem procurado anular a oposição, ceifando lideranças jovens que tentam surgir e são mortas já no nascedouro (lideranças natimortas), fazendo com que praticamente não se tenha oposição no Município, leva naturalmente ao esgotamento, o que é demasiado prejudicial à população, que espera o surgimento de novas lideranças, novos administradores que lhes tragam novas esperanças”.

Não pode um grupo político colocar-se como ser superior e onipotente, que por isso mesmo se acomoda. Tauá é uma cidade que tem na sua história a existência de grandes líderes que governavam e sofriam oposição ferrenha, inclusive do grupo que hoje tem o domínio total, absoluto da política tauaense. Era oposição ferrenha, que ajudou a melhorar a nossa cidade, mas que desde que assumiu o poder, há décadas, encontra-se acomodada, dominante e envelhecida.

“Um novo olhar, uma nova mentalidade precisa ser posta em prática na gestão pública tauaense, tenho preparo, coragem e entusiasmo para debater com os amigos da oposição sempre contando com a participação popular, essa deve ser a nova realidade que os tauaenses tanto anseiam dessa nova oposição que quer mudar, com as eleições, as práticas políticas viciadas e ultrapassadas que tem sido impostas ao povo tauaense”.

Mirando-se no exemplo do seu pai e de sua mãe, e lastreado na sua história de vida, no grande sucesso profissional, familiar e na experiência administrativa no Serviço Público, esse ilustre tauaense coloca o seu nome à disposição do PSDB e dos demais partidos de oposição para que,
dentre os demais respeitáveis pré-candidatos à prefeitura de Tauá, numa disputa justa e democrática, possa ser ele o escolhido. 
              Expedito Júnior, é um homem de grande personalidade, desenvoltura e habilidade para lidar com o patrimônio público, demonstra capacidade e ideologia própria, atribuindo valores fraternos, cristãos e cordiais aqueles que o cercam. Homem de grandes amizades nos meios politico e empresarial no Estado, podemos considerar que Tauá tem muito a ganhar com sua entrada na política tauaense podemos esperar grandes debates e novas ideologias. Expedito Júnior está com sua pré-candidatura consolidada em Tauá, ganhando com isso o povo tauaense.

Últimas Notícias

Hospital Municipal de Parambu adquire...

O município de Parambu...


Controle de qualidade de água da...

O Ministério da Saúde...


Semana Universitária da Uece começa...

A Semana Universitária da...